terça-feira, 4 de março de 2008

O mito de Pandora


Há na mitologia grega uma representação da mulher bastante curiosa, com muita semelhança com a narrativa bíblica sobre Eva e Adão.
Diz-se que Zeus – o deus supremo da mitologia grega e chefe do Olimpo – querendo vingar-se do herói Prometeu que roubara uma faísca do sol para com ela iluminar a inteligência humana, resolve castigá-los fazendo-os perder-se para sempre por meio de uma mulher extremamente bela, detentora de todos os dons, cujo nome era Pandora.
Pandora, a primeira mulher, foi criada e enviada a Epimeteu (o que vê depois), irmão de Prometeu (o previdente), embora este houvesse aconselhado o irmão a não aceitar nenhum presente de Zeus, por ser alguém malicioso muito.
Ela levava consigo um presente de casamento de Zeus: uma arca de ouro fechada, mas com a promessa de não abri-la. Movida pela conhecida curiosidade feminina, Pandora teria aberto a caixa, de onde passou a sair todas as desgraças e calamidades que conhecemos hoje (doenças, mortes, guerras, desespero, angústia, etc.). Ao tentar fechá-la rapidamente e impedir que mais males viessem ao mundo, conseguiu apenas prender em seu interior a esperança, que por séculos ficou encerrada como uma promessa de retorno aos felizes e ditosos tempos da antiguidade. Ou seja, para viver nesta vida, é preciso, com muito esforço, conservar a esperança.
Este curioso mito possui uma semelhança muito grande com a narrativa bíblica sobre Adão e Eva, sobretudo quando pensamos no forte preconceito que a mulher carrega consigo, o de ser responsabilizada pelos males que os homens cometem, e ter sua formosura e beleza comparada como “o belo mal”. A esperança, que ficou fechada na caixa de Pandora, demonstra a difícil mas necessária possibilidade da superação dos males e limitações da vida humana.

Exercício: Leia o texto e compare-o com narrativa bíblica da queda de Adão e Eva no paraíso após terem comido o fruto proibido. Quais as semelhanças você percebe? Você vê alguma relação dessas narrativas com a violência e preconceito contra a mulher?

Para saber mais: www.wikipedia.org
Ilustração: Pandora, de Jules Lefebvre, 1882